Número total de visualizações de páginas

sábado, 3 de março de 2012

Tudo coopera para o bem daqules que amam a Deus.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a DEUS, daqueles que são chamados por seu decreto".
Quando estudamos este texto, precisamos conhecer o assunto que o apóstolo Paulo está abordando aqui. O assunto de Paulo na seção que se inicia nesse versículo 28 de Romanos, capítulo 8, é sobre a segurança plena e total, a certeza absoluta da nossa salvação e a libertação suprema, final e completa de tudo o que o pecado nos causou.Veja que este versículo inicia assim: "E..." – esse vocábulo "E" serve para duas funções principais neste texto:
§ Ela forma o elo com o argumento maior do capítulo todo.
§ Uma conexão subsidiária, isto é, secundária, no sentido de que é uma continuidade do que Paulo dissera na seção anterior, quando ele falou sobre o ESPÍRITO SANTO nos socorrer nas nossas fraquezas.
Que o SENHOR nos ajude a estudar estes textos com reverência e temor. Não há privilégio maior para um cristão nesta terra do que estudar essa doutrina.
Agora, no versículo 28 Paulo afirma uma proposição (Ato ou efeito de propor) e faz uma asserção (Proposição afirmativa ou negativa que anuncia um fato; afirmação). Depois, nos versículos 29 e 30, ele prova e demonstra a sua asserção. Essa é uma das declarações mais importantes feitas por Paulo, como também uma das declarações mais consoladoras de todas as declarações que temos em toda a Bíblia.
Quando Paulo diz: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a DEUS, daqueles que são chamados por seu decreto" (RC). No original grego este texto está da seguinte forma: "E sabemos que, para aqueles que amam a DEUS, todas as coisas contribuem juntamente para o bem". E para "aqueles que amam a DEUS" que todas as coisas contribuem juntamente para o bem. Isto quer dizer que esta declaração apostólica está relacionada com aqueles que amam a DEUS.
O que significa "todas as coisas?" Se nós seguimos a leitura do capitulo 8 de Romanos, veremos que ele diz: "A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada". Todas essas coisas cooperam para o bem daqueles que amam a DEUS. Vamos atentar para alguns aspectos interessantes neste texto:
§ As pessoas gostam desse versículo, porque elas entendem esse "bem", como "bem estar". Elas põem uma palavrinha que estragam todo o versículo. Todas as coisas cooperam para o "bem estar".
§ Veja que o que é esse "bem". O verso 29 inicia assim: "Porquanto...". Aqui, temos uma conjunção coordenativa na língua portuguesa, que tem a função de explicar a causa, o motivo expresso na oração principal.
§ Na língua grega, temos aqui uma conjunção que é hoti. Essa conjunção tem a função de unir as orações, e por conseguinte explicar.
§ Então, "Porquanto" é explicativo. Ele vai explicar o versículo 28.
§ Portanto, não é o nosso "bem estar". É um "bem" muito maior do que "bem estar". É um "bem", por causa do qual, muitas vezes nós podemos passar por muito "mal estar". Quando a cruz está cortando a sua vida, isso não traz um "bem estar". Isso pode trazer um "mal estar" por um lado, ao mesmo tempo em que traz um gozo por outro.
§ Mas o verso 29 explica assim: "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou..." – aqui, ele deu um alvo antecipado, porque Ele nos pré-conheceu, antes de nós nascermos. Então ele nos predestinou, para que? "Para serem conformes (ou conformados, ou tomarem a forma) à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos".
§ Nós estamos sendo conformados à imagem do seu Filho, para que Ele (O SENHOR JESUS) "seja o primogênito entre muitos irmãos". Agora você entende qual é o propósito de DEUS para a sua vida? Conformar você, à semelhança de CRISTO.
§ Note que no versículo 30, os verbos estão todos no passado. "E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou". Até o "glorificou" está no passado. Porque em CRISTO, tudo já está feito. Tudo está consumado!
§ Nele temos a garantia de que nenhum daqueles que verdadeiramente creram Nele, irá se perder. Todos estaremos lá, porque Ele está lá, conduzindo muitos filhos à glória.
§ Quando hoje, nós passamos por aflições, este é o prisma que nós temos que olhar. Todas as coisas cooperam. Isso é glória.
Vamos ler dois textos:
§ Cl 1.27 - "... CRISTO em vós, a esperança da glória."
§ Hb 2.10 - "Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles".
"todas as coisas"
Paulo diz, todas as coisas literalmente. Ele se refere às coisas boas, favoráveis; mas também às coisas que parecem estar contra nós, coisas que parecem ruins para nós, coisas que são determinadoras, atemorizantes, deprimentes. Ele inclui tudo. Paulo já havia falado disso em Romanos 5.2-5: "... e gloriamo-nos na esperança da glória de DEUS. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de DEUS é derramado em nosso coração pelo ESPÍRITO SANTO, que nos foi outorgado".
Um outro texto que corrobora com este é Deuteronômio 8.3-7 que diz: "Cuidareis de cumprir todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR, prometeu sob juramento a vossos pais. Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu DEUS, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem. Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu DEUS. Guarda os mandamentos do SENHOR, teu DEUS, para andares nos seus caminhos e o temeres; porque o SENHOR, teu DEUS, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas".
O termo, "cooperam" - no grego é sunergeo, e ocorre cinco vezes no N.T., - (Mc 16.20; Rm 8.28; 1 Co 16.16; 2 Co 6.1; Tg 2.22), e significa: "trabalhe com", "avançar". O termo "bem" - no grego é o vocábulo agathos, que significa: "beneficio", "útil" e "excelente".
Como saber se essa verdade se aplica a mim?
Primeiro devemos descobrir se de fato nossa vida se amolda à descrição dada pelo apóstolo, quando diz que essas pessoas "amam a DEUS". Veja que nos escritos de Paulo, ele deu certa ênfase a isto, como por exemplo, em I Co 2.9: "mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que DEUS tem preparado para aqueles que o amam". O que está evidente na mente de Paulo ao escrever estes textos é mostrar que o cristão no aspecto prático da sua vida cristã, é alguém que sua vida vai além do simples fato de crer em DEUS. Tiago diz que os "... os demônios crêem que estremecem" - (Tg 2.19).
Amar a DEUS é o teste mais penetrante e mais completo da vida cristã prática. Em Lucas 10.27, o SENHOR JESUS disse: "A isto ele respondeu: Amarás o SENHOR, teu DEUS, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento". Aqui somos conduzidos a refletir:
§ Somos incapazes por nós mesmos de amar o SENHOR. Nosso amor deve ser pelo amor de DEUS em nós; Paulo disse em Romanos 5.5, que "... o amor de DEUS é derramado em nosso coração pelo ESPÍRITO SANTO, que nos foi outorgado".
§ O amor é totalmente inclusivo. Quando amamos todas as partes do nosso ser estão incluídas. Nós não amamos por seções da nossa personalidade. O amor é sempre totalitário em suas exigências e respostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário